quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Esporte e atividade física: investimentos na educação infantil

Pois é. Em época de olimpíadas o Brasil fica unido na TORCIDA POR MEDALHAS! E porque não dizer, MEDALHAS DE OURO! Acaba que, infelizmente, o nosso país só decepciona no que diz respeito às medalhas tão esperadas...Será que já paramos para pensar que, atletas iniciam cedo sua carreira e se dedicam, grande parte do tempo a este fim? Um bom atleta, começa aos 5 ou 6 anos de idade sua trajetória. Treinos e mais treinos, disciplina, concentração, comprometimento, responsabilidade, pontualidade, esforço, garra, espírito de competição são apenas algumas palavras que traduzem o dia a dia de quem optou por ser um atleta! Sem falar nos princípios que regem uma carreira exemplar e imprimem uma marca valiosa como ser humano como: respeito, sociabilidade, trabalho coletivo, ética, solidariedade e humildade, que talvez, entre todas, seja a palavra-chave do Sucesso, como ser humano. Pois bem. Como relacionarmos tudo isso à educação? É simples. Já na educação infantil, a criança tem direito a movimentar-se de forma correta, orientada e dirigida pelo professor. O movimento é uma arte, a arte de mover-se e realizar-se nos espaços que existem ao nosso redor. A criança, na concepção de Piaget, precisa descobrir-se e descobrir o mundo a sua volta.
Na educação infantil está o baú do tesouro que o nosso país precisa para produzir pessoas melhores, mais saudáveis e ativas. Infelizmente, o nosso país não consegue trabalhar bem a base para conseguir alcançar o topo. O Brasil precisa pensar na educação e, principalmente, na educação infantil como o terreno propício, com bons engenheiros e mestres de obras competentes e satisfeitos, a fim de construírem um perfeito alicerce, resistente e adequado para a realização de construções maiores. Pensar na criança, já na educação infantil, como este terreno e nos professores e profissionais da educação como engenheiros e mestres de obras competentes, é saber que precisa investir neles e não economizar com isso! O problema é que o Brasil quer começar pelo topo, quer medalhas e glória nas olimpíadas, mas, sem o esforço de trabalhar a base, ou seja, uma educação infantil bem estruturada e forte, capaz de relacionar-se consigo mesmo, com o outro e com o espaço. Medalhas de ouro primeiramente, para a educação!!

2 comentários:

  1. Olá Multiplicadora Ana Paula, estamos felizes por você fazer parte deste projeto. Como prometido, seu blog já foi divulgado. Esperamos que goste!

    Aqui está o link da publicação:
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2013/10/inovar-e-educar.html

    Faça uma visitinha especial ao blog Educadores Multiplicadores, abra as páginas e veja como ficou sua divulgação.

    Multiplicadora, (se quiser) escreva um pequeno post mostrando sua chegada ao Educadores Multiplicadores (divulgaremos nas redes).

    E já sabe, seu blog poderá ficar em evidência todos os meses, conforme as regras da parceria (saiba tirar proveito dessa parceria dinâmica).

    Quando quiser acessar o link: Educadores Multiplicadores e o Marquecomx, fique a vontade! (o Marquecomx é parte da parceria).

    Parabéns pelos excelentes textos, fiquemos na Paz de Deus, abraço e até breve!

    IRIVAN

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Com certeza, estou grata pela confiança e farei o possível para contribuir no Multiplicadores. A paz e abraço!

    ResponderExcluir